Estresse na Maternidade | Como lidar?

por

A fase em que nosso o filho é um bebê ou ainda é muito pequeno e precisa de muito cuidado e atenção, é uma fase que acaba causando muito estresse para a mãe.

Pois, sabemos que além de ter que cuidar da criança, a mulher ainda tem que cuidar da casa, trabalhar fora, entre tantas outras tarefas do dia a dia. 

Estresse na Maternidade

Fora todas as mudanças físicas e emocionais que as mulheres sofrem nesse período.

Esse estresse todo, é muito comum entre as mães, então vim te dizer mais sobre como lidar com o estresse da maternidade, leia abaixo para não perder nenhuma dica!

Estresse na maternidade

É comum que durante a gestação e a maternidade ocorra um estresse anormal por conta do excesso e a mistura dos hormônios na mulher.

Esse estresse pode ser chamado também de outros nomes como Puerpério emocional ou Burnout, que é uma ocasião bem comum, essa palavra pode significar exaustão, cansaço, estresse, depressão e fadiga.

A síndrome de Burnout, nessa situação, ocorre quando a mãe tem uma dedicação excessiva à maternidade e acaba se sobrecarregando, gerando estresse e outros sintomas.

E uma ótima opção para diminuir esse estresse durante a maternidade é se afastar um pouco dessa sobrecarga e buscar ajuda.

Existem várias opções de ajuda, como a rede de apoio, que é um modo mais suave e também que você tem contato com várias pessoas que te entendem.

Por isso, iremos comentar mais abaixo sobre opções que podem amenizar o estresse na maternidade  e sanar todas suas dúvidas.

Como evitar e aliviar o estresse durante a maternidade

A maior dúvida de todas é sobre como evitar e aliviar o estresse durante a maternidade.

E isso é muito simples! Não é um monstro de sete cabeças como parece, quando aprender vai ser super fácil de aplicar e se manter relaxada.

A primeira forma de se evitar e aliviar o estresse durante a maternidade é como já disse, estando numa rede de apoio, que ajuda muito a compreender e aprender mais.

Algumas outras ótimas formas são:

  • Massagem;
  • Atividades relaxantes (yoga, meditar…);
  • Cozinhar seu prato favorito;
  • Ler;
  • Sair para passear;
  • Um banho relaxante;
  • Cuidar do corpo;
  • Se arrumar;
  • Fazer exercícios;
  • Ouvir música;
  • Praticar jardinagem;
  • Sair com amigos;
  • Ver filmes e séries.

A dica fundamental para aliviar o estresse é que você consiga ter um tempo só para você, para que possa fazer as atividades que gosta e lembrar que apesar de ter um filho, você é um ser independente que precisa do seu espaço.

Por que uma rede de apoio é necessária?

A rede de apoio, como falamos resumidamente anteriormente, é uma espécie de rede onde você entra em contato com muitas outras pessoas que entendem o que você sente.

Essa rede de apoio pode ser e é utilizada de diversas formas e para diversas ocasiões, existindo muitas variações de redes de apoio, como rede de apoio para quem tem depressão, problemas com vícios, rede de apoio para mães solteiras e etc.

Nesse caso, é mais comum que se pense existir uma rede de apoio para Mommy Burnout, ou Estresse da Maternidade, onde muitas gestantes e mães se reúnem.

Os assuntos debatidos nessas reuniões nas redes de apoio são diversos, levando desde o estresse do cotidiano, o estresse na maternidade até a modos de diminuir esse estresse e relatos sobre o que esse estresse causou.

É uma ótima forma para saber o que ocasionou esse estresse e também o que esse estresse pode acabar gerando, de acordo com o relato das mães no local.

Mas afinal, por que é tão importante frequentar e existir uma rede de apoio para mommy burnout? Veja mais abaixo:

Aprender a pedir e aceitar ajuda de todos:

Nessas redes de apoio temos contato com muita gente que nem conhecemos, e lá aprendemos que muitas pessoas podem compartilhar desse mesmo problema.

Por isso, uma rede de apoio é um local de acolhimento e compreensão, ensinando além de lidar com seus problemas a também aceitar ajuda e ajudar o próximo.

Compartilhar sentimentos e pensamentos:

Algo que ocorre muito é a falta de compartilhamento dos sentimentos e pensamentos, guardando esse estresse, confusão e maus pensamentos para si, que é algo ruim.

Em um lugar confortável e seguro, onde todos estão dispostos a ouvir, compartilhar sentimentos e pensamentos podem gerar alívio e bem estar, não sentindo mais aquele sufoco e nó na garganta.

Fazer novas amizades:

Sempre é bom termos amigos, mas sabemos como é diferente após a gestação, como sair as noites com as amigas, entre outros hobbies que você possua antes da gravidez.

Por isso, na rede de apoio você consegue criar laços dentro e fora da rede, e sempre ter alguém que te entende de verdade do seu lado para o que vier.

Aprender a se amar, aceitar e se cuidar:

Nessas redes é muito comum, como já disse, ter outros assuntos além do Mommy Burnout, e muitos assuntos interessantes, alguns deles falam sobre o auto cuidado, auto aceitação e também se amar do jeito que é.

E durante/após a gestação é um período muito delicado para as mulheres, pois ficam se sentindo expostas e com muita pouca autoestima, por isso é bom aprender novamente a se amar como mulher livre e mãe.

Estresse na maternidade

Como você acabou de ler, o estresse na maternidade é algo comum entre as mulheres, então se você está passando por isso neste momento, não precisa se sentir sozinha.

Felizmente, há algumas tarefas que podem ajudar a amenizar esse estresse, como a rede de apoio, que é um lugar que você irá conseguir colocar esse estresse para fora com outras pessoas que te entendem.

Além do mais, é importante frisar que você consiga ter um tempo só para você, para que consiga relaxar e fazer as atividades que te fazem bem.

O Programa Maternidade Mais Leve, é um desses lugares que você pode encontrar mais dicas de como lidar e amenizar com o estresse na maternidade, clique no site para você ficar por dentro de todas as dicas.

Marcia Toledo

Marcia Toledo

Mãe de 3, madrasta de 2 e avó de 4 me deu o titulo de Mãe Experiente. Depois de pura pressão social, decidi compartilhar meus conhecimentos sobre ser uma mãe e ter uma familia.