O sexo ainda é um assunto considerado tabu na vida de muitas mulheres, principalmente as mulheres que estão grávidas.
Pouco é falado sobre o assunto e ainda existem muitos mitos acerca do sexo na gravidez, o que complica mais ainda a mulher grávida ter certas informações.
E uma dúvida frequente é sobre o uso do lubrificante durante a gravidez e se grávida pode usar lubrificante ou não.

Por essa razão,em uma consulta médica perguntei se tinha problemas da grávida usar lubrificante, e quais eram os mais recomendados.
Então, no artigo de hoje, vou te contar se grávida pode usar lubrificante e quais são os melhores para essa fase, então para saber mais é só ler abaixo!
Grávida pode usar lubrificante?
Muitas gravidinhas acabam se perguntando se o lubrificante pode ser utilizado durante as relações.
O sexo durante a gravidez é um tabu, que ainda é muito mal falado e comentado sobre na gravidez, além de ser um assunto considerado “vergonhoso” para as grávidas perguntarem.
E quando são informadas que pode sim ter relações sexuais durante a relação vem mais uma sombra de dúvidas se pode isso e não pode aquilo.
É importante que todas as mulheres fiquem muito bem informadas sobre os assuntos das relações sexuais durante a gravidez.
Uma das maiores dúvidas é se a grávida pode usar lubrificante, e a resposta é sim!
Algo que deve ser comentado também é que o sexo na gravidez pode ser um fator de risco para um grupo especifico de mulheres, aquelas que tem placenta prévia.
A placenta prévia é quando a placenta está presa (implantada) sobre a abertura do colo do útero, e com a penetração isso pode ser um risco.
Mas, fique tranquila, que caso tenha algum risco, o seu médico irá te avisar.
Usar lubrificante na gravidez faz mal?
A dúvida mais recorrente na questão acima é se usar lubrificante na gravidez faz mal.
É claro que não, inclusive é muito recomendado para qualquer relação sexual o uso do lubrificante já que ajuda na fácil penetração.
O sexo na realidade faz bem para a gestante, que quando sente prazer libera hormonios de prazer para o bebê que o deixa se sentindo bem e confortavel assim como a mãe.
Um mito muito frequente é se durante a relação sexual o bebê é machucado ou se ocorre alguma coisa com ele, e não acontece nada com o bebê e ele não é afetado de nenhuma forma.
Acontece apenas o que citei acima, o bebê sente prazer assim como a mãe e ele fica bem, então os dois (mãe e bebê) saem felizes.
Além disso, a relação sexual é recomendada, pois ajuda muito as mamães que querem optar pelo parto normal, e também para aliviar o estresse.

Qual lubrificante grávida deve usar?
É claro que o lubrificante é permitido, mas não qualquer tipo de lubrificante, então fique muito atenta na hora de fazer a escolha de qual irá usar.
Os lubrificantes indicados para grávidas são os feitos a base de água, já que são mais naturais e não agridem tanto o organismo da mãe.
Além desse tipo de lubrificante a base d’água pode ser utilizado também lubrificantes totalmente naturais como o óleo de coco e também a vaselina.
Lembrando, que esses acima (óleo de coco e a vaselina) não devem ser usados com camisinha, pois acabam estragando-a, podendo fura-la ou rasgá-la.
Pois, a camisinha protege de doenças sexualmente transmissíveis, então deve-se tomar cuidado.
Conclusão
Agora que chegou até aqui no final deste artigo, tenho certeza que já tem as respostas para a sua pergunta, sobre se grávida poderia ou não usar lubrificante.
A relação sexual durante a gravidez é totalmente permitida, somente em alguns casos há restrições, e se você for uma delas o seu médico irá te dizer.
O lubrificante pode sim ser usado, como é recomendado, para a melhorar a lubrificação da área, além do mais o mais recomendado são a base de água, por serem mais naturais.
Confira agora: